A Vacina dTpa ajuda na prevenção de quais doenças?

A primeira informação que você deve saber: a dTpa é uma vacina contra difteria, tétano e coqueluche e são necessárias 4 doses para que o bebê fique protegido.

Neste artigo, trazemos mais informações sobre essa vacina. Esperamos que suas dúvidas sejam esclarecidas e claro, estamos disponíveis para que possa tirar mais informações, basta entrar em contato com nossa equipe de especialistas.

A-Vacina-dTpa-ajuda-na-prevenção-de-quais-doenças

Confira os principais itens que vamos falar sobre a dTpa

  • O que a vacina previne?
  • Quem deve tomar a vacina?
  • Vacinação na gravidez
  • Onde posso encontrar a vacina?
  • Como funcionam as doses?
  • Quais são os principais efeitos colaterais da vacina?

O que a vacina previne?

A Vacina dTpa previne contra a difteria, tétano e coqueluche, podendo ser aplicada no braço ou na coxa do bebê.

Quais são os principais efeitos colaterais da vacina?

Durante as primeiras 48 horas após a aplicação da vacina, pode ocorrer incômodos como: dor, vermelhidão e formação de nódulo no local da injeção. Além disso, pode ainda haver febre, irritabilidade e sonolência.

Quem deve tomar a vacina?

A vacina é recomendada para gestantes e bebês, mas é indicada também para todas as pessoas que possivelmente irão entrar em contato com o recém-nascido. Assim, essa vacina também pode ser aplicada nos avós, tios e primos do bebê que irá nascer em breve.

Vacinação na gravidez
A vacina é aconselhada a ser aplicada na gravidez pois instiga o organismo da mulher a sintetizar anticorpos, que depois passam para o bebê através da placenta, protegendo-o.

A toma da vacina é recomendada entre as 27 e 36 semanas de gestação, mesmo que a mulher já tenha tomado esta vacina numa outra gravidez, ou outra dose anteriormente.

Confira a definição das doencas que a vacina dTpa ajuda a prevenir:

A difteria é uma doença infectocontagiosa causada pela toxina do bacilo Corynebacterium diphtheriae, que provoca inflamação e lesão em partes das vias respiratórias (amígdalas, faringe, laringe, traqueia, brônquios, nariz) e, às vezes, da pele. A mortalidade total é de 5-10%, subindo para 20% em crianças pequenas e adultos com mais de 40

Tétano é uma infeção grave caracterizada por espasmos musculares. No tipo mais comum, os espasmos têm início no maxilar e progridem para o resto do corpo. Os episódios de espasmos têm geralmente a duração de alguns minutos e ocorrem com frequência durante três ou quatro semanas.

A pertússis ou coqueluche (também conhecida como tosse convulsa) é uma doença bacteriana altamente contagiosa. Inicialmente, os sintomas são normalmente similares aos da gripe comum, com um corrimento nasal, febre leve e tosse. Esta é, então, seguida ao longo de semanas por um grave acesso de tosse violenta e espasmódica com sensação de asfixia que terminam com um ruído estridente durante a inspiração (estridor inspiratório). Ver definição no Wikipédia

Onde posso encontrar a vacina?

A vacina dTpa pode ser encontrada em nas Unidades Básica de Saúde, pois faz parte do calendário básico de vacinação da criança e da gestante e também nas Clínicas Particulares como a Imunizzare, basta entrar em contato conosco e reservar a sua dose conosco.

Como funcionam as doses?

As doses devem ser tomadas da seguinte forma:

– 1º dose: 2 meses de idade
– 2º dose: 4 meses de idade;
– 3º dose: 6 meses de idade;
– Reforços: aos 15 meses; aos 4 anos e depois a cada 10 anos;
A vacina contra dTpa tem uma grande importância para a saúde do bebê pois previne várias doenças de uma só vez. Por isso, tem atenção ao calendário de vacinação, e não esqueça de dar essa vacina tão importante ao seu bebê!

 

Preencha o Formulário de Contato ao lado ou abaixo e fale com nossa equipe para agendar o seu horário, ou se preferir, Chame no nosso WhatsApp (41) 98855-7307.

(142 -, 1)