O que é a vacina acwy?

Ela é ideal para a prevenção de infecções generalizadas, também conhecidas como doenças meningocócicas. Estas são causadas pela bactéria meningococo, composta pelos tipos A, C, W e Y.

Você conhece a vacina ACWY?

Esta é a Vacina Meningocócica Conjugada Quadrivalente (sigla ACWY).

Ela é ideal para a prevenção de infecções generalizadas, também conhecidas como doenças meningocócicas. Estas são causadas pela bactéria meningococo, composta pelos tipos A, C, W e Y.

Ela é uma vacina inativada. Portanto, não tem como ser a causa de uma doença. Ela tem a presença de um antígeno composto por determinados componentes que estão nas cápsulas das bactérias, do grupo oligossacarídeos.
O que saberei sobre a vacina ACWY

  • Composição da Vacina
  • Para quem esta vacina é indicada
  • Distribuição de doses da vacina ACWY
  • O que é importante cuidar antes e depois de se vacinar

Composição da Vacina

Tem a presença dos sorogrupos A, C, W e Y, ligados a uma proteína, que pode ser o toxoide causador do tétano, dependendo do fabricante da mesma.

Em sua composição também pode ter a presença da sacarose, além do fosfato de potássio diidrogenado, trometamol, fosfato de sódio diidrogenado monoidratado, cloreto de sódio, fosfato dissódico hidrogenado diidratado, e água para a aplicação da injeção.

Para quem esta vacina é indicada

A vacina ACWY é voltada para crianças e adolescentes, de acordo com o que é recomendado pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), e Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm).

Para pacientes adultos e idosos, ela só é recomendada de acordo com a situação epidemiológica do local onde vivem.

Também recomenda-se a vacina para pessoas de todas as idades que contam com alguma doença que pode aumentar o risco de contágio da doença meningocócica, bem como para viajantes que vão ir a alguma região onde há o risco de contaminação.

A contraindicação para a vacina ACWY é apenas para pessoas que portaram a anafilaxia, após usar um determinado componente da vacina ou após uma dose anterior.

Uma vacina é uma preparação biológica que fornece imunidade adquirida ativa para uma doença particular. Uma vacina tipicamente contém um agente que se assemelha a um microrganismo causador de doenças e é muitas vezes feito de formas enfraquecidas ou mortas do micróbio, das suas toxinas ou de uma das suas proteínas de superfície. Ver definição no Wikipédia

 

Distribuição de doses da vacina ACWY

O uso desta vacina é recomendado pelas sociedades brasileiras de Pediatria e Imunizações (SBP e SBIm, respectivamente) para crianças, adolescentes e adultos.

Caso alguma destas pessoas não possa tomar a vacina ACWY, elas devem utilizar a vacina meningocócica C conjugada.

No caso das crianças, a vacinação precisa ser aplicada pela primeira vez aos três meses de idade, com três doses no primeiro ano de vida.

E ainda é preciso ter reforços aos 12 meses, cinco anos e 11 anos. No caso de adolescentes que nunca receberam a ACWY, a recomendação é para ser aplicadas duas doses, em um intervalo de cinco anos. Já no caso de adultos, aplica-se uma única vez.

O que é importante cuidar antes e depois de se vacinar

Antes da vacinação não há nenhum cuidado específico para uma pessoa.

O que é recomendável é que, em caso de febre, seja adiada a aplicação da vacina ACWY até a melhora. O uso de compressas frias é ajudante no alívio da reação no local de aplicação.

Caso uma pessoa sinta um sintoma grave após a vacinação, ela deve ir imediatamente ao serviço onde fez a vacina.

Caso estes sintomas passem das 72 horas após se vacinar, deve haver uma investigação maior para a verificação de outras causas do problema.

A vacina ACWY é muito importante para a não proliferação da meningite.

Ela pode ser encontrada em diversas clínicas particulares.
Preencha o Formulário de Contato ao lado ou abaixo e fale com nossa equipe para agendar o seu horário, ou se preferir, Clique Aqui e Converse Conosco no nosso WhatsApp (41) 98855-7307.

(170 -, 1)