Vacina contra a meningite b tudo que você precisa saber

A meningite B é uma doença rara, que pode se tornar grave em alguns casos, causando perda da audição, cicatrizes cutâneas e amputações.

A meningite é causada por 3 tipos de bactérias, Neisseria meningitidis, Hemophilus influenzae e Streptococcus pneumoniae.

Sendo os sintomas mais comuns:
– Febre alta e calafrios
– Alterações do estado mental
– Náusea e vômitos
– Áreas roxas, como machucados
– Erupções, pontos vermelhos
– Sensibilidade à luz
– Dor de cabeça forte
– Pescoço rígido

Se você está aqui, está à procura de maiores informações sobre está vacina, esperamos que todas as suas dúvidas sejam sanadas após ler este artigo.
O que saberei sobre a vacina contra a meningite b

  • Como ocorre a transmissão das meningites bacterianas?
  • Quando e quantas doses devo tomar da vacina?
  • Efeitos adversos
  • Quem pode ser vacinado?
  • Mas esta vacina é mesmo importante?

Como ocorre a transmissão das meningites bacterianas?

A transmissão mais comum, apesar de variar de pessoa para pessoa, é por meio de gotículas de saliva e pelas vias respiratórias.

Os adultos podem ter a bactéria na garganta e transmiti-la sem que a doença se manifeste. Por isso, o ideal que todos que se mantenham em contato mais próximos da criança sejam vacinados e que se evite estar com a criança ambientes fechados com muitas pessoas.

Quando e quantas doses devo tomar da vacina?

A vacina contra a meningite B é aplicada nas coxas quando se trata de bebês e nos braços quando são crianças, adolescentes e adultos. Só se pode tomar depois dos 2 meses.

A dose varia conforme a idade que se inicia o tratamento:
• 2 a 5 meses: 3 doses + 1 reforço.
• 6 a 11 meses: 2 doses + 1 reforço.
• 12 a 23 meses: 2 doses + 1 reforço.
• 2 a 10 anos: 2 doses.
A partir dos 11 anos, inclusive adultos: 2 doses.

Meningite é uma inflamação aguda das membranas protetoras que revestem o cérebro e a medula espinal, denominadas coletivamente por meninges. Ver definição no Wikipédia

 

Efeitos adversos

Alguns efeitos adversos podem ser encontrados após a aplicação da vacina, tais como: febre, irritabilidade e dor, sensibilidade, vermelhidão e inchaço no local da injeção. Mas no geral, os sintomas são suaves e não se prolongam por muito tempo.

Quem pode ser vacinado?

É recomendado o uso da vacina a partir dos 2 meses de idade contra doença meningite B causada por Neisseria meningitidis. Sendo a idade limite para a aplicação, indivíduos até 50 anos de idade.

Mas esta vacina é mesmo importante? Funciona?

Por se tratar de uma doença que pode desencadear sérios riscos a saúde, é sim fundamental. Essa bactéria é responsável por cerca de 60% dos casos nos menores de 1 ano, cerca de 100% nas crianças entre 12 e 23 meses e 58% nas crianças entre 2 e 5 anos.

No nosso país, a vacina tem tido grande sucesso, e permite precaver contra 81% casos de meningococos B que rodeiam em nosso país.

Agora que você já sabe mais sobre a vacina contra a Meningite B, pode começar a se preparar para tomar a vacina, e viver uma vida mais tranquila!
Preencha o Formulário de Contato ao lado ou abaixo e fale com nossa equipe para agendar o seu horário, ou se preferir, Clique Aqui e Converse Conosco no nosso WhatsApp (41) 98855-7307.

 

(63 -, 1)