Vacina Imunoglobulina tudo que preciso saber

Se está grávida, e o seu tipo de sangue é Rh negativo, pode acontecer que o seu tipo de sangue seja incompatível com o do seu bebé…

Assim, é de máxima importância que recorra à Vacina Imunoglobulina para que o seu corpo não reaja de forma a prejudicar o seu bebé.

Informe-se sobre a vacinação! Clique Aqui
O que vou saber sobre Vacina Imunoglobulina

  • Importância da Vacina
  • Quais os riscos para o bebé se houver incompatibilidade de sangue?
  • Como é obtida a Vacina?
  • Quando deve ser administrada a vacina?
  • Efeitos Secundários
  • Taxa de Sucesso da Vacina

Importância da Vacina

A Vacina Imunoglobina é indicada para a prevenção da imunização em mulheres com tipo de sangue Rh negativo.

Isto é, a vacina previne a formação de anticorpos contra as células do bebé. É muito importante que saiba qual o seu tipo de sangue, para que se possa prevenir adequadamente.

Quando o tipo de sangue da mãe é Rh negativo, e o bebé herda o tipo de sangue do pai (Rh positivo), pode acontecer que quando o sangue do bebé entre na corpo da primeira, se produzam anticorpos.

Estes anticorpos podem, por sua vez, entrar na placenta e tentar destruir os glóbulos vermelhos do bebé.

Na maior parte das vezes, a primeira vez que o sangue da mãe encontra outro tipo de sangue incompativel, pode não se defender logo, isto é, o primeiro bebé pode não ser afectado.

No entanto, os anticorpos vão formar-se na mesma, e nas futuras gestações da mulher, eles estarão prontos a atacar o sangue do bebé (se este for Rh positivo).

 

Quais os riscos para o bebé se houver incompatibilidade de sangue?

Claramente, este fenómeno é muito perigoso para a saúde do bebé, podendo provocar anemia e icterícia.

Contam-se, igualmente, casos de deficiência mental, surdez, paralisia cerebral, entre outros.

Em casos mais graves, pode mesmo levar à morte do bebé, dentro do útero ou após o parto.

Os anticorpos (Ac) (também conhecidos como imunoglobulinas, abreviado Ig) são glicoproteínas do tipo gamaglobulina, a fracção de globulinas mais abundante no plasma sanguíneo. Ver definição no Wikipédia

 

Como é obtida a Vacina?

A imunoglobulina anti-Rh é um anticorpo específico usado contra as antígenas de hemácias (de modo a prevenir a chamada doença hemolítica do recém-nascido).

O tratamento demora cerca de três semanas e consiste na neutralização dos glóbulos vermelhos positivos.

Na prática, após contacto entre os dois tipos de sangue, o corpo não terá tempo de produzir prontamente anticorpos, e portanto, não haverá destruição de glóbulos vermelhos.

Quando deve ser administrada a vacina?

É aconselhável a administração da vacina por volta dos sete meses de gestação.

Todavia, em casos excecionais a vacina pode ser tomada, por exemplo, quando a mãe sofra uma hemorragia vaginal, quando ocorra o descolamento da placenta, quando existe risco de aborto (e o bebé tem sangue Rh positivo), entre outras situações.

Após o parto, e nas 72 horas posteriores, pode ainda ser administrada a vacina.

Taxa de Sucesso da Vacina

Em cerca de 99% dos casos de vacinação, a Imunoglibuna consegue prevenir a imunização.

Para tal, a vacina tem de ser administrada a tempo de neutralizar os glóbulos vermelhos positivos e impedir a formação de anticorpos.

Efeitos Secundários

As reações pós-vacinação são raras e a existir consitem em hipotensão, febre e suores, náuseas, taquicardia e hipersensibilidade.

A vacina Imunoglobulina poderá interferir com a eficácia da vacina contra o Sarampo e Varicela, pelo que deverá consultar o seu médico antes da administração.
Preencha o Formulário de Contato ao lado ou abaixo e fale com nossa equipe para agendar o seu horário, ou se preferir, Clique Aqui e Converse Conosco no nosso WhatsApp (41) 98855-7307.

 

(79 -, 1)