Vacina Pneumocócica tudo que você precisa saber

No Brasil, ainda há quem desconheça a bactéria treptococcus pneumoniae e não saiba da existência da vacina Pneumocócica.

Não arrisque contrair doenças pneumocócicas como a pneumonia e a meningite. A vacina Pneumocócica afigura-se a melhor forma de não facilitar o aparecimento destas doenças, protegendo a população da bactéria delas causadora.

Atenção: Crianças e Idosos são os mais vulneráveis a contrair a bactéria, e consequentemente, doenças infeciosas.

 

Informe-se sobre a vacina! Clique Aqui

O que vou saber sobre a Vacina Pneumocócica

  • Doenças que visa combater
  • Para que serve?
  • Em que consite a vacina?
  • Esquema de Vacinação

Doenças que visa combater

A vacina protege os individuos administrados contra várias doenças infeciosas como a pneumonia, meningite, e infecções respiratórias (otite, sinusite, pneumonia).

Previne ainda a transmissão da bactéria responsável pela propagação da doença.
Segundo a OMS, ocorrem cerca de 1.6 milhões de mortes por ano em todo o mundo, devido à infeção pela bactéria treptococcus.

Para que serve?

No Brasil, as mortes por pneumonia são, na maior parte das vezes, devidas à pneumococo. As doenças infeciosas são transmitidas e contraidas através da bactéria treptococcus pneumoniae. Esta bactéria tem uma espécie de proteção, que pode, contudo, ser atacada por anticorpos produzidos, graças à vacina.

Pneumonia é uma doença inflamatória no pulmão?afetando especialmente os sacos de ar microscópicos (alvéolos)? associada a febre, sintomas no peito e falta de espaço aéreo (consolidação) em uma radiografia de tórax. A pneumonia é geralmente causada por uma infecção, mas há uma série de outras causas. Os agentes infecciosos são: bactérias, vírus, fungos e parasitas. Ver definição no Wikipédia
Em que consite a vacina?

Existem dois tipos de vacinas possíveis:

As polissacarídicas que são compostas por polissacarídeos da cápsula de diversos sorotipos do pneumococo. Atualmente, este tipo de vacina contém 23 polissacarídeos capsulares de pneumococos que provocam cerca de 60% de todas as infecções. Esta vacina não é utilizada em crianças com menos de dois anos de idade, tendo já sido comprovada a sua ineficácia nesta idade.

As vacinas conjugadas subdividem-se em pneumocócica 10-valente e pneumocócica 13-valente.

As vacinas conjugadas apresentam polissacarídeos conectados com proteínas, e por isso são mais eficazes, estimulando a produção de anticorpos na mucosa. Esta reação reduz grande parte da transmissão da bactéria, que é feita, maioritariamente, através de gotículas de saliva.

Esta vacina é obrigatória no Brasil, em crianças com menos de cinco anos de idade.

Esquema de Vacinação

A vacina é administrada por injeção intra-muscular. Nos recém-nascidos, a vacina divide-se em quatro doses. A 1ºdose deve ser administrada aos 2/3 meses de vida, a 2ºdose aos 4 meses, a 3ºdose aos 6 meses, e 4ºdose (o reforço) a partir dos 12 meses.

Se a vacinação se iniciar entre os 7 e os 11 meses de idade, serão necessárias duas doses administradas com um intervalo mínimo de um mês.

Recomenda-se uma terceira dose no segundo ano de vida.
Se a vacinação se iniciar entre os 12 e os 24 meses de idade necessitarão de duas doses administradas com um intervalo mínimo de 2 meses.

Principais Destinatários
A vacinação contra o pneumococo é recomendada às crianças, e aos adultos que detenham uma condição que os torne mais vulneráveis, isto é, com um maior risco para o desenvolvimento de doenças infeciosas (portadores de diabetes e doenças cardíacas, por exemplo).

A OMS recomenda que a vacina seja também administrada em crianças e adultos portadores de VIH.

Efeitos Secundários
A Vacina Pneumocócica é, normalmente, segura. Em cerca de 10% das crianças que tomaram a vacina conjugada, houve sonolência e febre, Cerca de 0,1% demonstrou dificuldades respiratórias, diarreia e erupções na pele.

Na vacina polissacarídica, os efeitos mais frequentemente ocorridos foram febre e reações no local de injecção (vermelhidão e irritação), em cerca de 0,01%.

Preencha o Formulário de Contato ao lado ou abaixo e fale com nossa equipe para agendar o seu horário, ou se preferir, Clique Aqui e Converse Conosco no nosso WhatsApp (41) 98855-7307.

(119 -, 1)